Catedral de Salta
Funcionarios da Concessionaria que nos atendeu, na foto com a Lucinha e Cicero
Salta
Uma passagem por esta cidade definitivamente vale a pena. Uma das cidades argentinas mais bonitas que conhecemos, com varias praças, feirinhas de artesanato, prédios historicos bem conservados e iluminados - o que dá um charme especial-, um povo simpático e acolhedor. Cafés com suas mesas e cadeiras nos calçadões e as pessoas na rua aproveitando tudo isso.
Nao podemos deixar de mencionar a Catedral de Salta. Uma construçao belissima que nos lembrou as Igrejas italianas. Uma suntuosidade, muito bem cuidada, conservada, limpa e acolhedora. Não um templo somente turistico, mas um verdadeiro lugar de oraçao e contemplaçao. O belo tembém pertence à Deus. Há vários registros escritos em suas paredes contando sobre os fortes terremotos que acometeram Salta e a proteçao e bençao que o povo recebeu. Sem duvida, um lugar para nao deixar de visitar.
Em Salta permanecemos mais do que havíamos programado. Em um posto onde abastecemos nos preparando para seguir viagem, o frentista por engano colocou gasolina ao invés de diesel em nosso carro. A sorte foi ter percebido antes de ligar o motor e sair do posto. Resultado: um dia a mais. Tivemos que levar a Pajero Full numa concessionaria Ford que atende veiculos mit, e tirar o tanque para que pudesse ser esvaziado totalmente e limpo. Verificamos tambem o filtro de combustivel para certificar de que nao estava contaminado com gasolina. O pessoal da Ford de Salta nos atendeu muito bem. Prestativos, nos acolheram inclusive guardando nossa bagagem até o carro ser liberado. Um agradecimento especial para Nahim que inclusive foi no posto que cometeu o erro e exigiu que nos dessem o combustivel correto como uma compensaçao. No primeiro momento concordaram em encher todo o tanque, depois nos deram 60 dos 90 litros que tem nossa Pajero. Essa brincadeira nos custou um dia a mais de hotel, 30 litros de combustivel, e o conserto que ficou em 570 pesos. Por causa deste atraso, parte do grupo achou por bem seguir viagem.
Uma narraçao especial vou fazer com relaçao à este assunto - Postos de combustiveis e abastecimento:
Na Argentina e Chile os combustiveis sao conhecidos de difentes formas para nós. O correto para diesel em espanhol é Gasoil (que parece gasolina para os brasileiros). algumas bandeiras utilizam a marca de "diesel"para gasoil. Os postos YPF denominam o gasoil como D-Euro e Ultra diesel XXI.
Para gasolina a denominaçao é Nafta. Que pode ser conhecida tambem por Super, Ultra e Premium ( graduaçao 2, 2 aditivado e 3 respectivamente). Já o Chile normalmente chama a gasolina pelo grau de octanagem. Sao eles: 93,95 e 97.
Para simplificar, na Argentina e Chile diesel é gasoil. Se quiser gasolina peça nafta.
Com todo esse conhecimento em nomenclaturas adquiridos em km de estradas....Caimos na cilada. Sempre que abastecemos ficamos ao lado conferindo a bomba, o valor e tipo de combustivel que estao colocando. Numa pequena distraída.....
A mania nacional de argentinos e chilenos é derramar o combustivel no carro ao completar o tanque. Eles nao se preocupam com isso e somos nós quem temos que limpar. Ainda, por 5 vezes esqueceram de devolver a tampa do tanque. Portanto, olhos abertos e atentos quando for abastecer nesses países. Tivemos sorte em perceber "in loco" o erro, poderiamos ter perdido o motor de nosso carro.
Saímos de Salta no anoitecer e por indicaçāo do pessoal da Ford nos dirigimos à pequena cidade de Joaquin V Gonzales (220 km de salta em direçao a Corrientes). É uma pequena cidade que oferece hotel. Não tem nada turistico neste local, mas as hospedagens geralmente estão lotadas por causa da quantidade de turistas que passam por aqui.
Abs
Adv Way
Nenhum comentário:
Postar um comentário