Ruta 3
quarta-feira, 25 de abril de 2012
Lençóis Maranhenses
Quem nos conhece sabe perfeitamente que não somos muito fãs de viagem por pacote.
Esse negócio de: agora todo mundo pra lá....Tal hora todo mundo em tal lugar...
Realmente não é nosso forte.
Mas....Como tudo tem que se provar, resolvemos experimentar uma viagem nesses moldes e embarcamos para São Luis/MA. Nosso destino: Os Lençóis.
Passagens compradas através de milhas, pacote feito em uma agencia pela CVC e lá fomos nós pra uma semana na terra do Sarney.
Viagem tranqüila com exceção dos solavancos no percurso por causa da turbulência (aff confesso que fico tensa).
Você chegar num lugar e ter alguém te esperando para levar ao hotel, receptivo, etc etc É muito bom. Já estava começando a gostar dessa vida!
O Hotel proposto nos atendeu bem. Situado à beira mar – aliás, com um mar diferente, cor diferente, praia diferente – o Best Westerns Praia Hotel cumpriu o que prometeu: uma decoração bacana, quartos bons e limpos e um café da manhã bem agradável. O melhor de tudo é que estava situado bem próximo ao Restaurante Típico Cabana do Sol (podíamos ir a pé).
Aliás, um parágrafo especial para falar deste lugar: O Restaurante Cabana do Sol é um lugar de comida tipicamente deliciosa – o arroz de cuxá, a carne de sol.. Ai meu deus!! A Decoração é convidativa para várias fotos, e o atendimento é super legal. Nem preciso dizer que fomos várias vezes ali aproveitar ao máximo a culinária maranhense.
No dia seguinte à nossa chegada fomos para Barreirinha – um município distante de São Luis 250 km – “a porta de entrada” dos Lençóis. Lá estava nosso guia com sua Van para nos conduzir neste trajeto. Sem preocupação com mapa, GPS, quilometragem e outras coisitas pudemos apreciar o caminho, observar as casas, as construções, o povo, a vegetação, os animais e a pobreza....
No meio do percurso há uma parada para lanchinho, banheiros e uma ótima oportunidade para experimentar o famoso Guaraná Jesus - um guaraná cor de rosa que só existe no Maranhão.
A chegada em Barreirinhas que era esperada por nós com ansiedade não decepcionou e logo acertamos o passeio para o dia seguinte: conhecer o tão famoso Lençóis Maranhenses.
Sabe quando vamos assistir um filme e antes de começar passam vários trailers? Alguns a gente até comenta “vou assistir”, mas pensamos também: “porque o filme não começa logo?”
Ir para os Lençóis foi mais ou menos assim: O "trailer": uma estradinha de areia com muitas partes alagadas que “caraca” parecia até que não íamos conseguir passar - estilo aventura/estávamos gostando – com travessia de rio, muito legal curtir tudo, mas e os Lençóis estão longe..?! Quando o filme vai começar? Pura ansiedade conhecer tudo aquilo!
O tempo estava perfeito, temperatura na medida, e as dunas alagadas. Era tudo o que precisávamos para curtir este local tão único, tão maravilhosamente belo e diferente. Caminhar (aliás, lá a gente anda muito), admirar, bater muitas fotos, ficar extasiado, brincar nas águas com pequenos peixinhos, sentar nas dunas e contemplar o cenário de um belo filme do qual eu faço parte!
Dicas preciosas:
- fazer o sobrevôo na região dos Lençóis, vale cada centavo. Costumo dizer que só sabe, conhece verdadeiramente e tem dimensão do que é aquilo quem faz o sobrevôo. Dura aproximadamente 30 minutos e a gente até esquece que está dentro de um avião pequeno e sujeito a enjôos;
-nas dunas não há nenhuma infra estrutura – definitivamente lá você não vai para descansar; o relax é de espírito mesmo!
-algumas lagoas são mais fundas e isso acontece rapidamente, por isso atenção;
-levar lanchinho e água pode ser uma boa. Óculos de sol, roupas leves e de banho, sandálias, repelentes além é claro de protetor solar e bonés;
No dia seguinte, fizemos o passeio no rio preguiças, confesso que deu uma preguiiiiiiça....!!! Passeio que dura o dia inteiro numa “voadeira” e vai até as proximidades com o Oceano Atlântico.
Conhecer os povoados de Atins e Caburé, o farol de Mandacaru, desfrutar um delicioso almoço da região, deitar numa rede e exercitar o verbo “preguiçar”, tomar banho de rio e mar...quem é que lembra que tem que trabalhar?
De voadeira no Rio Preguiças
Dentro do farol
Buriti
Nosso 3º dia de pacote em Barreirinhas foi reservado para conhecer a simpática cidade da palha do Buriti. Puro artesanato - adoro! Tudo ou quase tudo é feito com essa palha, é de encantar e querer trazer um monte de coisa – sem contar que os preços também são simpáticos.
Tem sorveteria, restaurante legal e um povo acolhedor – quem é que queria ficar na pousada relaxando? Bora curtir Barreirinha!!!
Às margens do Rio Preguiças
Barreirinhas
Artesanato com a palha do Buriti
De volta a São Luis, nosso pacote ainda reservava um city tour. Acompanhamos o nosso grupo bem bonitinhos, mas no dia seguinte...uhuuuu pegamos o “busão” e fomos para vários lugares da cidade. Nossos preferidos: a famosa Rua Portugal com seus azulejos, o mercado municipal, o Ceprama (maior centro de compras de artesanato do Maranhão – você acompanha o artesão fabricando as peças na hora), a orla de São Luis, o museu do boi, o point do reggae etc etc. À noite ainda fomos num festival do bumba meu boi – tudo nesta cidade vive em função do boi, seus personagens estão por toda parte – com apresentações folclóricas, comida típica e um colorido inexplicável.
Museu do Boi
Bumba meu boi
Juro juro que não é tudo meu :(
Camarão seco - que aqui por essas bandas é comido com açaí
O Maranhão estava ficando para trás. Com ele, boas, felizes e doces lembranças. Deixou a impressão de ser o Estado mais diferente do Nordeste.
Sua simplicidade é notória, assim como o excessivo colorido alegre que também chamou nossa atenção.
Creio ser esse o combustível que impulsiona o povo: a simplicidade e a alegria. Um povo que está descobrindo em suas terras as farturas do turismo; um povo orgulhoso do seu pedaço de chão; um povo que pode não conhecer outras fronteiras, mas seu Maranhão é a melhor de todas.
Um povo cansado do coronelismo político e que espera sua vez
Nosso pacote chegava ao fim: aprovado e desfrutado por quem adora uma aventura diferente!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
nossa, que lugar maravilhoso! E aqueles artesanatos... adorei!!
ResponderExcluirOi Nina, vc tem razão é maravilhoso!!
Excluir