Ruta 3

Ruta 3
Chegando em Ushuaia a Cordilheira se apresenta

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

San Pedro de Atacama

Estávamos em San Pedro e nosso primeiro compromisso foi agendar com uma agência de turismo os passeios pelo Atacama. Escolhemos a Nomade pelo excelente atendimento do Gustavo, pelos preços que ficaram muito bons e pela comodidade que teríamos.
Despertamos tranquilos pois nosso primeiro compromisso seria no início da tarde. Como é bom nāo ter que "levantar" acampamento....
A cidadezinha de San Pedro encantou a todos. Viemos para cá com uma pergunta para ser respondida: "Porque tantos que já vieram, retornaram 2 ou mais vezes?" Logo que chegamos em San Pedro essa pergunta foi respondida naturalmente. A simplicidade do local e ao mesmo tempo o charme que ela tem, nos deixa apaixonados. Pela rua principal a Caracoles, muitos turistas, muitas lojinhas e muitas pessoas saudando os viajantes brasileiros. Aliás, o Brasil é querido por essas bandas.
Nosso primeiro passeio foi para a Laguna Cejar - um banho na laguna salgada com profundidade acima de 2000 metros. Qual a garantia que nāo afundaríamos? A quantidade de sal mineral na àgua. Por segurança nāo se pode mergulhar, e devemos evitar ao máximo que a àgua entre em contato com os olhos. A quantidade de sal e minerais na àgua é imensa, brincamos e aproveitamos e ao sair percebemos em nossa pelo o resultado da façanha. Ainda bem que nosso guia tinha uma porçāo de àgua doce para cada um se lavar.
Passeamos pelo imenso vale e pudemos observar o local onde estávamos: todo rodeado de montanhas e vulcões e que há milhões de anos fora um imenso lago. Bastava olhar em volta e perceber a marca mais clara deixada pela àgua nas bordas da cordilheira.
A visāo do Vulcāo Lincancabur (vulcāo do povo) é muito bacana. Este vulcāo está na divisa com a Bolívia e "guarda"a cidade de San Pedro.
Hoje descobrimos o significado de Atacama: contraste. Experimentamos ao vivo de corpo e alma esse significado. Na sombra 25 graus, você dá um passo e vai para o sol, 45 graus. Atacama é o contraste do clima, do alimento. Experimentamos também uma semente cujo sabor é doce, e comemos uma folhinha de uma planta típica cujo sabor é salgado. O antigo povo atacamenho se alimentava dessas plantas. Atacama é esse contraste, de um extremo a outro.
Aliás o sol daqui é perigosíssimo, se nas escalas de raios UV o aceitável é até 6 pontos, aqui 18 pontos é o normal do dia a dia. Realmente ficar ao sol é quase impossível, usamos constantemente chapéus, bonés e protetores.
Para finalizar o dia fomos ao Vale da Lua ver o pôr do sol. Passeamos por uma caverna (aconselhamos quem for fazer, a levar lanternas), no seu interior uma riqueza imensa de cristais de sal. Muito bacana!
O Vale da Lua deu para nós a parte de contemplaçāo, voltamos em silêncio imaginando quanta coisa esse lugar estava reservando para nós.
Abs
Adv-Way

Nenhum comentário:

Postar um comentário