Gente que dia é hoje? Dia de Atacama!
iríamos novamente desbravar o Atacama - Salar de Tara.
O grupo estava animado, agasalhado e com muiiiito protetor solar. Nosso guia Nicolas do Atacama nos levou através do Paso de Jama e a certa altura parou nossa super van turbo para nos explicar sobre a cultura andina:
"hoje nós que somos civilizados nos deslocamos com o GPS, o povo andino já há 2800 anos atras criou o proprio sistema de localizaçao através do posicionamento dos vulcões Licancabur, Lascar e Kuilmar. Esses três vulcões estāo posicionados de forma a desenhar um imenso triangulo no vale. San Pedro está no centro como se fosse o "olho que tudo vê".
Licancabur é o vulcāo do povo, é também considerado "o homem", Kuilmar é a princesa sagrada e Lascar significa língua cortada. Na mitologia pré colombiana, Lascar era considerada a outra esposa do Licancabur.
"O homem Andino era passivo, quieto, abaixava a cabeça, aceitava facilmente as coisas. A mulher Andina era mais forte, guerreira, fazia tudo, pois ela tomava para si a responsabilidade de cuidar da família". Alguém comentou: "mudou algo?"
Tudo isso íamos aprendendo enquanto subíamos o paso de Jama. Nosso guia nos alertou para bebermos água mesmo sem vontade. Passamos os 4mil metros e a Radio Tabocal está fora do ar....
Nosso guia Nicolas de Hollywood/Atacama paramédico é cuidadoso conosco, a cada momento no trajeto de subida ele para à margem da estrada e faz o grupo descer para ir se adaptando à altitude. Estamos fora do corpo, fora de órbita, com falta de ar, com a cabeça pesada e uma leve dor de cabeça.
Subimos mais ainda e chegamos a 4500 metros na Reserva Natural de Flamingos. É impossivel descrever este lugar... Ficamos quietos, em silencio como se salvássemos as imagens em nossas mentes. A altitude nos limita, nossos passos säo pequenos e bem devagar, nâo conseguimos externar o êxtase que está em nós, o ar nos falta e bebemos água em goles pequenos para encontrar o oxigenio. Se nos perguntarem: "vocês voltariam? "Sim!" Seria nossa resposta. "Quantas vezes pudéssemos"!
Seguimos mais adiante até o La Pacana para apreciarmos as diversas formas de rochas de origem vulcânicas - pedra pomes - a mesma que utilizamos em salões de beleza e que é originária da espuma da lava do vulcāo.
Nosso almoço foi ao lado da pedra que representa a Virgem Maria. Ficamos curiosos com o cardapio, pois ali a 4300 metros sem nada, o que poderiamos comer?
Torta Mexicana anunciou o guia mais famoso do Atacama. A receita? Darei depois.
Ficamos perplexos ao ver o Thiago, a Nayara e o Guilherme montando suas tortas com tomates, abacate, pimentao......
É o Atacama quebrando paradigmas, é o contraste.
Almoçamos e ficamos um tempo partilhando histórias e aprendendo histórias. De todas as altitudes pelas quais passamos esta posso dizer, foi a mais difícil. Em algum momento o ar parecia nāo existir, mas a paisagem compensava tudo.
Regressamos a San Pedro com mais uma etapa cumprida.
Abs
Adv Way
TOMATE?? PIMENTÃO???
ResponderExcluirSó creio vendo!! hahahaha
Nina
ainda bem que eu tirei foto pra vc ;)
Excluir(L)
hahaha lindão!
Excluirsaudade (L)