Ruta 3

Ruta 3
Chegando em Ushuaia a Cordilheira se apresenta

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Despedida San Pedro

Novamente levantamos cedo, desta vez para nos despedirmos de San Pedro. A cidade ainda adormece e nossos adventures com disposiçao e um friozinho típico - impressionante essa alternância de temperatura aqui - desmontaram o acampamento. Por indicaçao de nosso guia, fizemos a aduana chilena no dia anterior. Com isso pudemos sair cedinho - pois a aduana abre as 8 horas - e assim subir o Paso de Jama com tranquilidade a fim de poupar os carros. O amanhecer nas montanhas foi bonito. Por um instante pensei em tudo que vimos, vivemos e aprendemos neste lugar. Boas lembranças, eternas liçōes...
No meio da Ruta um flamingo. Teria ele vindo se despedir? O Licancabur refletia os primeiros raios de sol; nâo dissemos adeus, mas um até breve quem sabe!
Subimos aos poucos e logo atingimos os 4835 metros, creio ser o mais alto atingido por nós. A altitude já não nos incomodava, viajamos um bom tempo com mais de 4 mil metros e nem sentimos. E pensar que no Parque do Aconcágua com 2500 metros já sentíamos os efeitos.
O Paso de Jama faz a travessia entre chile e Argentina através do altiplano Andino. É uma estrada nova, com apenas 12 anos. Possui asfalto muito bem conservado em toda sua extensão e proporciona uma visão dos deuses aos viajantes. De vez em quando cruzamos com outros aventureiros, podemos dizer que é uma estrada solitária nas alturas. De San Pedro até a fronteira e aduana argentina são aprox. 169 km. A aduana foi tranquila, ainda mais para nós que "madrugamos", e não pegamos ninguem na nossa frente fazendo os trâmites aduaneiros. Há um posto YPF logo em seguida, bom para garantir combustiveis e lanchinho.
Jama reservava para nós a beleza dos cactos gigantes, a surpresa do imenso salar onde fizemos inúmeras brincadeiras e a excentricidade da Quebrada de Humahuaca. E nós que pensávamos que os Caralores eram bonitos...
Vou explicar: os Caracoles chilenos impressionaram pela obra de engenharia, Humahuaca seduziu pela beleza do lugar, pela paisagem, por tantas cores e tons das montanhas e vales.
Uma parada em Purmamarca já era previsto, afinal nesta porçao norte da Argentina nos reserva grandes visōes e não poderíamos deixar de ver o "Morro das Siete Colores".
Já com a paisagem bem assemelhada à do Brasil, nos dirigimos à Salta - capital da Província.
Abs
Adv Way

Nenhum comentário:

Postar um comentário