Ruta 3

Ruta 3
Chegando em Ushuaia a Cordilheira se apresenta

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Chile - Balneario La Serena

Cada vez mais temos a sensação de que estamos conhecendo outros paises diferentes da Argentina e Chile que vimos na Patagonia. A cordilheira embora majestosa e igualmente gigantesca apresenta cores e variações de tons de rochas. Na Patagônia a cordilheira tinha dois únicos tons: o preto da rocha e o branco da neve. A neve por aqui é quase imperceptivel , ficaram somente os veios por onde escorreu o degelo. Para nós os postos YPF eram referência e nesta porção mais norte da Argentina nos decepcionamos um pouco com a estrutura apresentada por estes. O custo de vida tbem esta muito mais alto do que há 2 anos atras, principalmente na regiao da capital B Aires.

Quillota- após uma noite bem descansada conhecemos no hotel um casal chileno que muito nos ajudou com dicas e ajudas preciosas sobre nosso próximo trecho : Los Villos, La Serena, Copiapó.
Seguimos pela Rn 5 margeando o pacifico. Dizem que por aqui o sol aparece depois das 11 horas, alguma semelhança com Curitiba?
As estradas pelo chile sao muito boas e sinalizadas, hay pedagios que variam de 6 a 16 reais.
A confusao é na conversao da moeda chilena: sao tantos números..... Em uma lanchonete gastamos 3.800 pesos ( chega a dar um suador na hora de pagar rsrsrsrs), na conversao algo em torno de 16 reais ufa!
Nossa atençao é para a ausência de postos acima de La Serena em direçao a Copiapó. São aprox 280 km sem postos de combustiveis, sem nada. Até aí tudo certo desde que estejamos abastecidos.
Aliás, uma de nossas precauções é estarmos sempre abastecidos, pois em alguns lugares "no hay combustible" e em outros não aceitam pgto com cartao*, motivo pelo qual por vezes ficávamos quase sem efectivo (dinheiro vivo).
No trecho até La Serena observamos de um lado o Oceano Pacifico e do outro lado vegetaçao tipica de semi-arido (plantas de baixo porte, normalmente com espinhos como os cactos).
A paisagem é deslumbrante e embora estivéssemos ao lado de um oceano a umidade do ar estava bem baixa algo em torno de 27%.

* cartao- fizemos o cartao do Banco Rendimento bandeira Visa para pgtos com debito e levamos um pouco de $ em espécie. na Patagonia/ Ushuaia / Fin del Mundo / Europa e EUA funcionou muito bem. Aqui NAO. Muitos lugares nao aceitaram e a grande roubada é que a Bandeira Visa possui um acordo com hoteis e locadoras de veiculos e fazem uma retençao de 15% do vlr que vc paga. Se sua conta no hotel deu 1000,00 será debitado em seu cartao 1150,00. Esses 15% sao a título de caução por perdas e danos ( uma garantia para o hotel e/ou locadora). Serão devolvidos em 15 dias após a liberaçao do hotel. A sacada é essa: se o hotel/locadora esquecer de liberar, vc poderá ficar sem "os cobres"
Essas coisas a gente só descobre quando usa e vai conferir saldos e valores..Ainda bem que uns amigos em Buenos Aires nos alertaram sobre isso.
Para outras bandeiras de cartao é preciso confirmar se há essa retençao.

Ficamos na cidade de Coquimbo (grudadinha em La Serena), um balneario típico chileno, muito charmoso e que nos proporcionou horas agradáveis de acampamento.
Chamou-nos a atenção que neste lugar há vários sinalizadores de evacuaçao em caso de Tsunami.
Por causa de terremotos que podem acometer o Chile, o litoral corre esse risco. Na praia existem placas indicando por onde sair e as pessoas são preparadas para isso. Confesso que é "irado"!
O pôr do sol no Pacifico foi um belo presente da natureza para nós; foi um corre corre para subirmos até o morro que tem a Cruz do Terceiro Milênio e chegarmos a tempo. Parecia que ele nos esperava para dar seu espetáculo.
Descobrimos que o Oceano Pacifico é pacífico mesmo - pelo menos aqui - suas àguas não são frias, SÃO GELADAS!
O camping que ficamos em Coquimbo era muito bom, de frente para a praia com uma tarifa valida para até 3 dias.
Esse Balneario é muito charmoso, a praia é bonita, enfim foi uma grande idéia a parada por aqui.
Abs
Adv Way

Nenhum comentário:

Postar um comentário